segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Guitarristas do Iron Maiden:Adrian Smith



E aí galera tudo na boa?
Hoje eu dou início ao post sobre os guitarristas da maior banda de Heavy Metal de todos os tempos, Iron Maiden, e começo falando daquele que é o meu preferido (e de muitos). Adrian Smith.
Adrian Frederik "H''Smith, nasceu em Londres no dia 27 de fevereiro de 1957, ele começou a tocar guitarra ao 16 anos depois de abandonar a escola, e sua primeira banda foi a Evil Ways junto com seu companheiro atual de banda Dave Murray, mas logo após Dave uniu-se ao Maiden e Adrian continou na banda na qual mudou seu nome para Urchin que teve dois singles lançados pelo selo DJM Records e logo após em 1979 a banda viria a acabar.
Adrian foi convidado por Dave para entrar no Maiden mas ele nao quis porque acreditava que o Urchin teria mais futuro, sendo assim o primeiro album do Maiden intitulado apenas de Iron Maiden (1980), não teve a participação de Adrian. Mas seu futuro era o Iron Maiden, ali era seu lugar, apareceu uma oportunidade para entrar na banda, ele só teve que tocar algumas musicas enquanto tomava algumas cervejas (hehehe).
Em 1981 foi lançado Killers, um clássico da banda as guitarras soavam muito melhor agora com a ilustre presença de Adrian Smith, tocando com muita pegada e feeling.
Adrian Smith ainda gravaria The Number of the Beast (1982), Piece of Mind (1983), Powerslave (1984), Live After Death (1985), Somewhere in Time (1986) e Seventh Son of a Seventh Son (1988).
Simplesmente é um classico atrás do outro mas nenhum trabalho dele foi tão memoravel quanto o de Somewhere in Time. Neste album ele simplesmente brilhou não apenas tocou, cada faixa emocionava ( e ainda emociona ) que a outra, solos de muito feeling e pegada se aproximando bastante dos guitar heroes da época por sua sonoridade diferenciada, e sem contar que a maioria das musicas foi escrita por ele exceto Deja Vu que foi escrita por Dave e uma excelente faixa.
Em 1989 quando a banda estava com um projeto de lançar um novo album, Adrian deixa a banda alegando que o som que banda esta querendo fazer era muito diferente do que foi feito nos anos 80 sendo assim ele deixaria  banda dando lugar para o louco Janick Gers e só retornaria 10 anos depois em 1999 mas nesse meio tempo Adrian formaria o A.S.A.P e o Psycho Motel, bandas que nao deram muito certo e tambem ele viria tocar na carreira solo de Bruce Dickinson gravando alguns albúns. (ver wikipédia para maiores detalhes).
Em 2000 uma nova fase se inicia na banda agora com três guitarristas, dando assim mais peso as musicas com o lançamento de Brave New World (2000), Rock in Rio (2002), Dance of Death (2003), Death on the Road (2005), A Matter of Life and Death (2006), Flight 666 (2008), The Final Frontier (2010) e En Vivo (2012) fechando assim por enquanto seu ciclo de colaborações para a banda totalizando 10 albúns de estúdio e 5 ao vivo.
Agora vamos falar de seu estilo, que pra mim é o diferencial nas guitarras do Maiden, sua pegada é incrivel, ele usa muito vibratos porém são feitos com uma pegada diferente na qual resulta em quase um harmonico artificial na qual certamente é uma das suas marcas registradas.
Nos palcos ele é mais contido que seus companheiros, ele é do tipo de cara que vai e toca, nada de loucuras tipo Janick Gers, é uma tipo de guitarrista de consegue sentir a música lá na alma e vemos isso nas suas expressões durante os shows.
Sua capacidade de criar solos é incrível, se comparando com Dave e Janick, seus solos são mais elaborados visto que por sua vez ele são mais lentos mas por outro lado são notas escolhidas com maestria e seguem um padrão diferente e mais incomun nada de notinhas de improviso não ( lê-se Dave Murray).
Adrian usou diversas guitarras ao longo de sua carreira, passando por Ibanez Explorer, Gibson Les Paul Gold Top,Custom Black, SG, Jackson Flying V, Fender Stratocaster, e seu modelo signature de Jackson inspirada em uma strato. Abaixo vc's conferem o set do guitarrista.
Muita pegada ,Feeling, técnica na medida certa e sem exageros é oque caracteriza esse mestre da guitarra.
É isso aí pessoal, esse foi o primeiro post sobre os guitarristas do Iron Maiden, e no próximo eu irei falar sobre o Dave Murray outro excelente guitarrista. Até lá galera.
UP THE IRONS !!!






  • PETERSON Tuner
  • ROCKTRON Rack Hush noise redution
  • LEXICON Rack MX200  ( são duas unidades)
  • IBANEZ Tubescreamer TS808 original ( são duas unidades)
  • YAMAHA MFC10 Midi foot ( Controla o lexicon mx200). Veja detalhes
  • BOSS Fs-5l footswith ( passa os presets do hack Cry baby).
  • DUNLOP –  Rack Wah systen . veja detalhe( são duas unidades)
  • DUNLOP –  Wah control pedal. veja detalhes












Amplificadores e gabinetes:


Marshall JCM 2000, Marshall 9200 Power Amp, 02 caixas 4x12 com falantes Celestion Greenback Speaker, 02 caixas Randall com sistema de isolação e falantes Celestion Custom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário