quinta-feira, 28 de julho de 2011

Metrônomo. Nãããããããooooo.

E aew guerreiros, tudo na boa?
No pequeno post de hoje eu vou falar de uma coisinha pequena que faz pi pi pi pi pi e da vontade de quebrar quando eu vejo um na minha frente(ahuahuahauhauahuahua). Isso mesmo galera um metrônomo, pequeno instrumento de sons irritantes na qual eu poucas vezes fiz uso. Vocês devem estar se perguntando: mais que diabo de guitarrista é esse que não usa o metrônomo?
Pois é galera quando eu comecei a tocar guitarra eu nunca tive o costume de ligar o bichinho e deixar ele la  pi pi pi pi pi no meu ouvido, meus exercicios sempre foram na base do ouvido msm, marcava um determinado tempo de bpm (msm sem saber se era 100,120,140) e treinava e de acordo com o meu desenvolvimento, eu ia aumentando a velocidade aos poucos, sempre marcando o tempo com a cabeça ou as vezes batia o pé no chão (raramente). Ter que ficar acompanhando o metrônomo pra mim sempre foi um sacrifício danado, sempre achei isso muito chato.
Mas eu sinceramente não aconselho a ninguem que está começando a tocar guitarra  e tambem a quem já toca, a fazer igual eu fiz (e faço), usem o metrônomo sempre, os resultados de seus exercícios vão sair muito mais rápidos pelo motivo de vocês quererem sempre desafiar o metrônomo e ir aumentando a velocidade até explodir o aparelho.
Enfim, são quase 10 anos tocando sem metrônomo e não é agora que eu vou tocar com ele né, isso foi um vício que tive e nunca conseguei me libertar dele, mas mesmo assim hoje eu tenho um nível técnico muito bom (pelo menos eu acho) e tudo treinando sem as infindáveis batidas no meu ouvido. Metrônomo é essencial para todo músico, mas não foi pra mim por motivos de indisciplina, talvez tambem pelo motivo de eu ser autodidata e nunca ter um professor pra ficar me orientando em relação a isso.
USEM SEMPRE O METRÔNOMO!!!

Grande abraço!!!

2 comentários:

  1. Metrônomo é um saco, uso de vez em quando. .-.

    ResponderExcluir
  2. Metrônomo é um saco. É um saco importante, com ele você desenvolve-se com métrica precisa. Mas uma bateria eletrônica substitui mais do que satisfatoriamente. Parabéns pelo blog Fábio! Muita força na estrada!

    Jeferson Torres - www.casadaguitarra.com.br

    ResponderExcluir