terça-feira, 26 de julho de 2011

Zacky Vengeance. O melhor guitarrista base do mundo !!!

Afirmação um tanto quanto polêmica para o guitarrista do Avenged Sevenfold não?
É, talvez seja, porque guitarristas base vão ser sempre lembrados por apenas fazer a parte rítmica e na maioria das vezes eles se tornam todos iguais porque suas supostas habilidades ficam restritas aos power chords, alguns dedilhados e etc e sendo assim eles dificilmente vão chamar a atenção quando tocam, diferentemente de um guitarrista solo que ja coloca suas habilidades e pegada a prova. Mas como se destacar sendo um guitarrista base onde ele ficará restrito aos power chords, acordes com sons limpos e dedilhados? (depedendo do estilo da banda, o guitarista base ficará preso somente aos power chords).
Criatividade é a palavra chave, sim criatividade. O que vai diferenciar e destacar um guitarrista, é forma que ele vai fazer a sua base e o melhor exemplo disso é o Zacky Vengence ou simplesmente Zacky V, ele consegue fazer suas bases como ninguem e de forma diferenciada dos outros. Mas aew vocês me perguntam, como assim de forma diferenciada? Simples de responder, usar técnicas como palm mute, vibratos, bends e pequenos riffs em cima da base. Palm mute é uma técnica normal de todo guitarista base, é como se fosse o tapping para o guitarrista solo, mas os vibratos, bends? e como assim pequenos riffs em cima da base?
O Zacky muitas vezes em vez de usar o power chord, ele faz somente a nota da tonica do power chord e sendo assim está livre para fazer o vibrato e o bend, faz toda a diferença. São pequenas coisas que deixam o som um pouco mais destacado.
Na questão do palm mute ele consegue incaixa-los de forma magistral e em partes que ninguem imaginaria que um palm ficaria legal. Mas os pequenos riffs? Essa é a arma mortal dele, é a junçao de vibratos, bends e palm mute na hora certa. Quando ele está fazendo sua base (principlamente para os solos) ele consegue aplicar pequenos riffs que não ofuscam o brilho da guitarra solo. Vamos dizer que o solo esta sobre D, quando o Syn começa a solar, o Zacky faz pequenos riffs utilizandos poucas notas dentro da escala de D e ele tambem utiliza isso em refrões (ouçam Trashed and Scattered).
Vale ressaltar que ele tambem tem habilidades de guitarrista solo, talvez não igual ao seu companheiro de banda Synyster Gates ou apenas Syn, mas mesmo assim ele consegue fazer os duetos em terças de forma bastante clara e precisa.
Abaixo eu vou estar disponibilizando dois videos, um da música Bat Country (reparem na base do solo) e o video de Trashed and Scattered  (reparem na base do refrão). Vocês podem estar ouvindo tambem as músicas Sidewinder, The Wicked End, Strenght of the World, Betrayed, Reminissions, Second Heartbeat entre outras tambem que vocês vão perceber isso tudo que eu falei no post.
Então é isso amigos, eu sei que muita gente não vai concordar comigo porque cada um tem uma forma diferenciada de analisar certas coisas, mas mesmo assim pra mim a afirmação do título é válida.
Zacky Vengeance. O melhor guitarrista base do mundo !!!

Grande abraço e até a próxima !!!

(quero lembrar que não gosto dessas rotulações de base e solo, guitarrista é guitarrista e pronto, só ressaltei essa questão da base para mostrar que há beleza nela tambem)

Bat Country - City of Evil




Trashed and Scattered - City of Evil

Nenhum comentário:

Postar um comentário